Menu em imagem

Image Map

23 janeiro 2018

{Mundo da Lua} ~ El día de Muertos ~

Seus  lindos!! Tudo bem com vocês?

Eu estou numa correria danada, 2018 nem bem chegou e já me trouxe mil e uma contas. O que fazer com tanto imposto? 

Falando de coisa boa agora, estão acompanhando as redes sociais do blog? Eu e a Fabi estamos com a corda toda por lá. A gente compartilha nossas leituras, os livros e mimos que recebemos, enfim, estamos deixando as coisas mais personalizadas, e claro que esperamos a aprovação de vocês.

Bem, estava eu cheia de dúvida sobre o que trazer para a coluna nesse mês, quando me bateu a ideia de falar sobre a celebração do Dia dos Mortos no México (por causa daquele filme mais lindo que ainda não assisti Viva - A Vida é uma Festa). E não fiquem achando que é uma celebração triste não, o negócio aqui é muito feliz, uma grande festa mesmo.

Vem comigo?


É engraçado observar o quanto as pessoas lidam com a morte de maneira diferente. É um evento natural, infelizmente todos nós teremos o mesmo fim, mas é fato que a maioria delas não conseguem aceitar.

No Brasil, nosso finados é celebrado com muita tristeza. É realmente um dia fúnebre, e a impressão que temos é que revivemos as condições da morte do ente querido. No México, a celebração é completamente diferente.

Do dia 31 de outubro a 02 de novembro, ocorre uma grande festa no país. Tradicionalmente, o povo mexicano acredita que nessa época os mortos vem visitar seus familiares, assim sendo, a receptividade é realizada com muita alegria.

É uma celebração já enraizada, considerada pela UNESCO como patrimônio da humanidade; tradicional nos quatro cantos do México. Traz uma grande diversidade cultural, religiosa e gastronômica; que se combinam com o único propósito de agradar os mortos que visitam o mundo dos vivos somente uma vez no ano.

A comemoração do dia dos mortos teve início antes mesmo da colonização espanhola na América. Os índios dedicavam um mês inteiro para os mortos, precisamente o nono do calendário asteca, equivalente ao mês de agosto.

Com a chegada dos espanhóis, a festa acabou sendo influenciada pelo cristianismo, por isso a data foi alterada para coincidir com o dia de finados, conforme calendário católico.

A tradicional festa tem vários elementos típicos, dentre eles:

A Caveira Mexicana - que é o grande símbolo da festividade. No passado, os povos guardavam o crânio de seus antepassados como uma lembrança boa do falecido. Para eles, a cabeça seria a parte mais importante do corpo, já que as memórias são guardadas ali. Enquanto na nossa cultura as caveiras remetem à morte e ao medo; no México ela celebra a vida.



La Catrina - É a representação de um esqueleto, com características do sexo feminino, usando um chapéu que representa a alta sociedade do início do século XX. É uma das figuras mais populares do Dia dos Mortos, e sua representação da alta sociedade serve para lembrar que as diferenças sociais não significam absolutamente nada. Sua origem remonta às festas dos mortos pré-colombianas e foi totalmente artística: os artistas mexicanos a pintavam como uma metáfora para a alta sociedade.



Seu nome vem de La Cavalera de la Catrina, gravura do mexicano José Guadalupe Posada (1852 - 1953). A personagem se popularizou com Posada, e passou então a ser um dos principais símbolos das manifestações artísticas do dia de finados e da cultura mexicana em si. A representação de Posada foi renomeada por simplesmente La Catrina pelo pintor mexicano Diego Riviera.



Calaveras Literarias - são composições poéticas de linguagem satírica ou burlesca escritas na época do Dia dos Mortos. Surgiram no século XIX, como epitáfios, a fim de se expressar sentimentos que em outras oportunidades seriam difíceis de serem ditos. Chegaram a ser censuradas pelo fato de também servirem como sátira, e ainda como forma de expressar descontentamento político. Os versos são sempre acompanhados por desenhos de La Catrina.


Tradução:
Estava Maria sentada 
Esperando por um francês
Quando de repente pela entrada
A caveira cantando em inglês.
Preparada para estudar,
Contextos e sua diversidade,
Se pôs a desenvolver,
O produto com dificuldade.
Prometo-te uma fácil qualificação,
Disse a caveira maior,
E a aluna respondeu com decisão
Eu sigo o código de honra.
A caveira muito natural,
Mencionou que fora um erro,
Foi um choque cultural,
Entenda-me não sou o professor.

Flores - assim como nós, as famílias mexicanas também tem o hábito de limpar e decorar os túmulos dos parentes e amigos mortos na data. As flores são diversas, mas o Crisântemo (cravo de defunto para nós, Cempasúcthil ou flor de cuatrocientos pétalos para eles) tem destaque, já que eles acreditam que ela tem o poder de atrair e guiar a alma dos mortos.


Ainda é feito os famosos arcos de flores, que são espalhados aos quatro cantos no festival. Também tido como símbolo, os arcos são famosos por suas cores e aromas, e representam o portal de entrada dos mortos.

Altares e oferendas - na impossibilidade de visitar os túmulos, as famílias montam em suas próprias casas altares. Tais altares são recheados de simbolismo e oferendas para o ente querido; dentre eles:

Água: oferecida às almas para saciar sua sede após a longa jornada;

Sal: serve para que o corpo não seja corrompido em sua ida e volta entre os mundos;

Velas: atua como guia para que as almas possam chegar aos seus antigos lares;

El Izcuintle: é um cachorrinho de brinquedo, indispensável em altares infantis, utilizado para alegrar as almas das crianças. Acredita-se que o Izcuintle ajuda as crianças a atravessar o rio Chiconauhuapan (última escalada para chegar ao paraíso das crianças);


Copal, incenso e cruz de cinza: o copal ou incenso são utilizados para limpar o ambiente de vibrações negativas e ainda uma forma de espantar maus espíritos. A cruz de cinza serve para que a alma chegue no altar e possa enxergar suas culpas pendentes. A cruz ainda pode ajudar a alma a sair do purgatório;

Caveiras de açúcar: dispostas em três tamanhos distintos. As médias servem para lembrar que a morte está sempre presente, as pequenas são dedicadas à Santíssima Trindade e as grandes fazem honra à Deus;


Papel picado e Petate: o papel picado é uma representação do ar e seu uso serve para dar um ar mais festivo à cerimônia (lembrando que para os mexicanos, essa é uma data muito feliz, que representa reencontro). O Petate é como se fosse um tapete, que serve para os mortos descansarem e ainda podem funcionar como um manto para dispor as oferendas;

Flores: Já falamos sobre sua representação. Elas também são dispostas nos altares;

Comida, bebida e pan de muerto: o objetivo das comidas é para satisfazer os mortos. Nessa época, se cozinham as comidas prediletas dos entes que já se foram, e estas são dispostas no altar. Os adultos falecidos são presenteados ainda com bebidas alcoólicas (geralmente licor), para que se recordem dos momentos que viveram com alegria. E para as crianças, os mais diversificados doces;


Talvez a comida mais típica do evento seja o Pan de Muertos. É um pão doce simples, polvilhado de açúcar, consumido somente nessa época. Ele representa os sacrifícios humanos da cultura hispânica e ainda simboliza o cristianismo como corpo de Cristo.

Retratos: ainda são dispostos retratos contendo a fotografia da pessoa lembrada. Ele deve permanecer escondido no altar, pouco visível, representando um espelho para o morto, para lembrá-lo que ele pode ser visto, porém não mais existe.

Curiosidades:
* Os rituais se iniciam no dia 30 de outubro, onde é comum que se acendam velas pretas nos altares que simboliza todas as almas;

* Do meio dia de 31 de outubro ao meio dia do dia 01 de novembro, celebra-se a alma das crianças (angelitos). As velas e flores dos altares são brancas;

* Do meio dia do dia 01 de novembro ao meio dia do dia 02 de novembro, celebra-se a alma dos jovens e adultos. As velas são coloridas, para homenagear a todos;

* É tradição que as ceias ocorram nos cemitérios;

* Em alguns locais, é tradição que a família retire os restos mortais do ente do cemitério. Eles limpam, e colocam de volta às tumbas. Para eles, essa é uma demonstração de amor e zelo.


Clicando AQUI vocês serão redirecionados ao blog Papo de Homem. No link, encontrarão um post super legal do Rafael Sette sobre o evento.


Fontes:

Resultado de imagem para el dia de los muertos gif

Gostaram do post? Contem-me tudo nos comentários.

Beijinhos amorecos!


45 comentários:

  1. Olá !
    É bem diferente a "comemoração" dos dias dos mortos no México mesmo.
    Eu fiz espanhol e todo ano no cursinho fazíamos uma comemoração nesse dia, bebidas, comidas e músicas temáticas!
    É bem legal e diferente!!

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mich!
      Eu fiz três anos de espanhol, mas nunca comemoramos essa festividade. Seguíamos o calendário da Espanha mesmo rs, com comidas típicas e danças.
      Beijos

      Excluir
  2. Confesso que nunca entendi a celebração aqui no nosso país. Sei lá, tenho uma relação bem das boas com a tal Dona Morte. A respeito demais e por mais saudade, lembranças que se tenha dos que já partiram, nunca vi motivos para um Finados todo roxo e negro.
    Sempre namorei essa cultura do México em relação a morte e seus antepassados.
    É mais que respeito,mais que alegria. Realmente é uma celebração das mais bonitas, alegres e interessantes que já pude conferir.
    Antigamente dizia-se que ia "beber o defunto".rs
    Que celebremos a Vida a todo tempo e se celebrar a vida, é celebrar também a morte, que façamos um pacote só!
    Beijo(show de post)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore!
      Minha relação com a morte não é lá muito boa. Eu não gosto de pensar em nunca mais ver uma pessoa entende? Mas confesso que seria mais fácil aderir à cultura mexicana. Ver a passagem como algo positivo, e acreditar fielmente na visita do ente querido, talvez é uma forma de consolo muito mais elevado que o nosso.
      Beijos ♥

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Achei o post bem rico e interessante, eu não sábia que no México havia uma comemoração tão festiva com vários dias pra se lembrar os mortos e fiquei até com vontade de conhecer, deve ser uma experiência muito boa. Aqui eu acho que esse dia tem se perdido um pouco, pelo menos o que vejo na minha cidade são pessoas tratando o dia como mais um feriado comum, pra não se trabalhar e beber :/ o que é uma pena, pois acho que os mortos devem ser lembrados com mais respeito e a beleza dessa festa que chega a dividir a celebração pra adultos e crianças me fez pensar mais nisso ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lili!
      Infelizmente algumas tradições se perdem mesmo. Eu me lembro que no dia de finados, era obrigatório ir ao cemitério celebrar a missa e acender uma vela aos que já se foram. Hoje quase ninguém faz isso.
      Beijos

      Excluir
  5. Acho muito bonito a maneira deles de lidar com a morte, acredito que isso deve ajudar as pessoas a não sofrerem tanto. Gostaria de pensar assim como eles, mas infelizmente não sei lidar com esse tipo de assunto, fico muito triste.
    Amei a postagem! Há muitas curiosidades aí que eu não tinha ideia. Parabéns pelo trabalho =D
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nanda. Eu também acho, e assim como você também não sei lidar.
      Obrigada viu ♥ Fico feliz por demais em saber que curtiu.
      Beijos

      Excluir
  6. Ainda não assisti o filme Viva - A Vida é uma Festa, achei bem diferente a celebração do Dia dos Mortos no México.
    Bem interessantes as curiosidades, achei bem legal e diferente este post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore!
      Eu também não assisti o filme acredita? Mas achei interessante falar sobre o assunto quando ele ainda estava em cartaz.
      Beijos

      Excluir
  7. Ooi estou doida para assistir, Viva - A Vida é uma Festa, parece ser tão bonitinho!!!
    Nas minhas aulas de espanhol na escola, fiz um trabalho com A Caveira Mexicana e foi ótimo conhecer um pouquinho de outro país.
    Realmente são culturas muito diferente, fiquei impressionada quando soube que lá é uma comemoração feliz diferente da nossa.
    Adorei as imagens e o post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lynn!
      Eu também quero muito assistir ♥
      Obrigada, beijinhos!

      Excluir
  8. Eu amei demais esta postagem ♥ Tão bacana a ter gente a oportunidade de saber e aprender coisas diferentes, ainda mais ao se falar de um tema que é visto com outros olhos em relação ao nosso pais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PPP também é cultura hahaha
      Obrigada, você me deixou super feliz.
      Beijos

      Excluir
  9. Adorei o tema que você escolheu! Acho muito interessante o Dia dos Mortos no México, como é tão diferente do nosso, como eles tem uma visão diferente da morte! Acho bonito essa celebração deles, transformar algo que seria "ruim" em bom, vendo o lado positivo da vida(e da morte). Deu para conhecer e entender bastante dessa celebração, os significados de cada elemento! As pinturas de caveira, floridas, são muito lindas!!! <3

    ResponderExcluir
  10. Oii Bia!!
    Tô louca pra ver o filme, amei esse post, arrasou viu, parabéns!
    Sempre fui fascinada nessa comemoração do México e ter mais informações é mto bacana, adorei msm!
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline!
      E eu fico rindo igual ao gato da Alice por ter acertado e trazido algo que vocês curtiram.
      Obrigada ♥

      Excluir
  11. Achei bem bacana esse post, eu já tinha lido sobre o dia dos mortos, acho bem interessante o fato dos mexicanos terem essa cultura, eles vêem a morte de outro ângulo, acreditam em suas crenças e são um povo rico em detalhes na hora de preparar as homenagens aos mortos. Eu particularmente acho bem legal isso, a caveira mexicana é o que mais me chama atenção, ainda vou tatua-la um dia...kk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karina!
      Eu também sinto um desejo imenso em tatuar uma caveira mexicana. Não sei se um dia terei coragem, já que a dor da tatoo me amedronta, mas se eu chegar a encarar, é uma das primeiras opções.
      Beijos

      Excluir
  12. Oi Bianca, é aqui no Brasil o dia de finados é celebrado com muita tristeza. Essa comemoração de Caveira Mexicana de guardar a Caveira me deixou um pouco abismada Deus que me livre hahaha, mas cada cultura tem sua forma de celebrar a morte seja no feriado ou festa né, gostei bastante da ideia do post não conhecia essa cultura gostei bastante mesmo de verdade. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha eu também fiquei!
      Esse hábito mudou, já que guardar a caveira do ente querido poderia proliferar doenças. Mas algumas comunidades ainda tem a tradição de lavar os restos mortais do finado.
      Beijos!! Obrigada ♥

      Excluir
  13. Oi Bi :)
    Perdi alguém que amo mto recentemente, e cheguei a comentar com amigos como essa nossa tradição de velório é uma coisa chata né? Não sei onde começou, mas prefiro mil vezes ter uma tradição como a do México!
    Engraçado como sempre vemos caveiras como algo ruim né? E eles tiraram esse ar de terror totalmente delas, as de açúcar então, nem se fala, rsrs. Achei interessante o El Izcuintle e eles utilizarem para altares infantis, é sim uma demonstração de amor! Adorei conhecer um pouco mais, ainda quero assistir ao filme.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vitória!
      É realmente muito engraçado essa forma de enxergarmos as caveiras, como algo assustador, macabro. Eu não as vejo assim.
      Também fiquei mega encantada com a história do El Izcuintle, amo essas lendas.
      Beijos

      Excluir
  14. Adorei o post!! Eu gosto muito de conhecer culturas diferentes assim, e achei muito legal essa comemoração no México. Aqui no Brasil realmente é totalmente diferente de lá, e acho que a única comemoração que dura tanto tempo assim é o carnaval.
    Achei muito legal conhecer um pouquinho mais dessa tradição :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafaela!!
      Obrigada, feliz aqui que tenha curtido.
      Beijos

      Excluir
  15. Realmente achei muito interessante e de certa forma até um pouco insano realmente Aqui no Brasil é um clima muito triste o Dia de Finados mais de gente sério mesmo que no México eles faziam um banquete em pleno cemitério Gente que loucura deu até arrepios

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carolina!
      hahaha pois é, alguns hábitos são realmente insanos. Mas é cultural, e é isso que acho interessante pra caramba: cada lugar ter sua própria cultura, se ofuscar tanto com outras e etc.
      Beijos!

      Excluir
  16. Hoje mesmo eu ouvi falar disso na radio, mas peguei meio por cima, e nem entendi direito kkkkk
    Achei super diferente essa tradição, e achei bem interessante, aqui no Brasil é completamente diferente. Eu não sei se iria gostar de comemorar esse dia, mas gostei de conhecer um pouco dessa cultura.
    Bjss ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pamela!
      Acho que devido a nossa raiz cultural é estranho comemorar finados. Sei lá, dá uma impressão de desrespeito não é? Mas eu queria muito visitar o México nesse período. Acredito que seria fascinante.
      Beijos

      Excluir
  17. Conhecendo mais a tradição de outro país vemos como a cultura realmente influencia as pessoas, aqui o dia 2 de novembro é um dia tão pesado, com um clima tão tenso e triste que a gente torce pra ele acabar logo.
    Quando era mais nova me perguntava como alguém podia comemorar a morte desse jeito, mas com o passar dos anos fui vendo que cada um lida com o luto e com a morte de uma maneira diferente, é sempre muito pessoal, então pq não um país no qual vc é criado desde pequeno a aceitar a morte como algo natural não festejar de um jeito tão colorido e alegre algo assim. Hoje em dia acho a festa em si muito bonita, mas tinham coisas que não conhecia e com esse post pude entender melhor essa celebração. Adorei mesmo o post.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alleh!
      Pois é, quando eu era mais nova também não compreendia a felicidade de alguém em se comemorar esse dia. Agora entendo: eles acreditam mesmo que o finado está ali, e nada melhor que receber uma "pessoa" querida que não vemos há tanto tempo com uma grande celebração.
      Fico feliz que tenha curtido o post.
      Beijos

      Excluir
  18. Olá!
    Eu assistir ao filme e acredite foi lindo, você tem que assistir. Realmente as comemorações do dias dos mortos lá e totalmente diferente, bastante alegre e tudo mas, já aqui e mas que triste totalmente diferente as cultura né.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lily! preciso mesmo, não vejo a hora hahaha.
      Beijos

      Excluir
  19. Oi Bianca! Adorei o seu post! Realmente nossas culturas são beeeem diferentes. Quando eu era criança, por exemplo, eu era proibida de sair de casa no dia de finados porque era dia de luto, não de brincar. São pensamentos muito distintos e muito conflitantes, mas admiro muito a visão que os mexicanos têm a respeito da morte. A decoração também é lindíssima! Tudo é tão alegre e bonito. O pensamento pode ser difícil de incorporar na nossa cultura, mas que é admirável é. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda!
      Quando eu era pequena também fui criada assim. Não se podia brincar, ou rir muito alto.
      Enfim, é diferente, mas ao mesmo tempo instigante e lindo né?
      Beijos

      Excluir
  20. Oi, Bianca.

    Imagens tenebrosas...

    Mas, essa celebração é bem diferente, né? É uma maneira deles encararem e baterem de frente com a morte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daiane!
      Quando se conhece mais da cultura mexicana, essas imagens não se tornam tenebrosas. Entendendo o sentido delas, se tornam fabulosas, interessantes. Tenho certeza que olhará com outros olhos se ler mais a respeito.
      Beeijos ♥

      Excluir
  21. Super legal os Posts, também não assisti a esse filme,mas tenho curiosidade. Realmente a forma como eles celebram o dia de finados é completamente diferente da nossa, gostei muito do blog trazer algo diferente, eu não tinha conhecimento dessa celebração deles, foi muito bacana conhecer, e agora eu sei o que significa a caveira colorida que as vezes vejo por aí.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila!
      Tanto eu quanto a Fabi gostamos muuuuito de diversidade. Seja posts para entreter ou trazer conhecimento, a intenção é deixar vocês bem ligadinhos e nada entediados hahaha.
      Beeijos

      Excluir
  22. Ja conhecia um pouco desse dia no México, mas lendo esse post aprendi mais ainda. Quanta informação! So assim que a gente fica sabendo como é a cultura dos outros países. Foi muito válido essa informação.

    ResponderExcluir
  23. Bianca!
    Interessante ver como cada país cultiva uma forma diferente de reverenciar os mortos.
    E como falou, aqui no Brasil é uma forma bem triste, cheia de dor, quando nem deveria, né? Afinal, quando nascemos, a única certeza que temos, é que iremos morrer, então por que tanto sofrimento?
    Adorei a forma como os Maxicanos comemoram o Dia dos mortos por lá. Foi uma verdadeira aula de cultura e História.
    Desejo um final de semana esplendoroso e um mês mais que abençoado!!
    “Acredite em si próprio e chegará um dia em que os outros não terão outra escolha senão acreditar com você.” (Cynthia Kersey)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA FEVEREIRO: 3 livros + vários kits, 5 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rudy!! Que bom que curtiu ♥ Fico muito feliz.
      Beeijos

      Excluir

Obrigada por sua visita e pelo carinho! <3
Deixe sua opinião sobre o post e também um pouquinho de amor!

© PAUSA PARA PITACOS - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: RENATA MASSA | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo