Menu em imagem

Image Map

17 março 2018

{Etc e tal...} ~ 5 livros empoderadores ~

Oi  gente! Vocês estão bem?

Nas redes sociais estamos promovendo uma ação com o intuito de empoderar outras mulheres. Mas Bia, o que é esse bendito Empoderamento?

Empoderamento é a capacidade da pessoa realizar, sozinha, as mudanças que ela precisa para si, para que possa se fortalecer e evoluir perante a sociedade. Quando falamos em empoderamento feminino, acrescentamos ainda, a promoção pela igualdade do gênero. Resumindo tudo isso: é a capacidade da mulher enxergar que pode fazer suas próprias escolhas.

Eu acredito que empoderar outras mulheres é uma ação muito válida. Falo isso por conta própria; a leitura de livros que de alguma forma empoderam, me foram essenciais.

E hoje, vou citar os cinco mais empoderados da minha estante.



Belas Adormecidas (Stephen & Owen King)
O horror também é empoderador! Em Belas Adormecidas o papel da mulher na sociedade é colocado a prova quando todas são ameaçadas a dormirem e a não mais acordarem. O enredo estampa o machismo, aborda a questão da função da mulher no meio familiar e ainda dá uma visão do que seria o mundo sem nós. 

Vacas (Dawn O'Porter)
Eu não me canso de falar sobre esse livro!! Trazendo três personagens com personalidades completamente distintas, a obra é uma verdadeira lição. Aborda a exposição da mulher em relação ao sexo, os questionamentos da sociedade na escolha individual da mulher sobre ter ou não filhos, o preconceito no trabalho, a desigualdade entre os sexos, além de expor o quanto somos cobradas para estar em um relacionamento.

Garota em Pedaços (Kathleen Glasgow)
O foco desse livro não é o empoderamento. Também já falei sobre ele por aqui. Traz a história sobre uma personagem que viu na automutilação uma saída para lidar com seus problemas. Considero a obra empoderadora pelo fato da protagonista não depender de um homem para se reerguer. Ok, pode ser um spoiler, me perdoem por isso. Mas achei esse aspecto muito importante no livro e quis citar.

Faça amor, não faça jogo (Ique Carvalho)
Ique nos empodera com amor. Seus textos nos mostram que não merecemos um relacionamento bosta; orientam-nos a enxergar "jogo" por meio de aproximações e acima de tudo, nos mostra o quanto é importante sermos nós mesmas e nos amarmos por isso. Sou apaixonada e estou relendo.
Vamos Juntas? (Babi Souza)
Ainda não li esse livro, mas já posso incluí-lo na lista sem medo de ser julgada. O Vamos Juntas? é um movimento que começou com a ideia de convidar mulheres a irem juntas para determinados lugares, para não andarem sozinhas nas ruas. E com o passar do tempo, a ideia de "irmos juntas" se tornou "estarmos juntas" e isso acabou dando origem a esse livro tão lindo. A edição é na verdade um guia de sororidade, e isso é empoderador pra caramba!!
Gostaram das minhas escolhas? Já leram algum dos livros citados?
Agora quero que me respondam: quais os cinco livros mais empoderadores que vocês têm na estante?

Beijinhos

18 comentários:

  1. Eu vou confessar que não gosto dessa palavra "empoderamento". Sempre torci o nariz para ela, desde que ela apareceu devagarinho e agora não se fala mais uma frase inteira sem usá-la.rs
    Sei lá, eu acredito na igualdade, não em gêneros. Então, é apenas luta! Só? Tudo isso!
    Mas...que se use, não posso mudar isso.rs(sou chata pacas)
    É só questão de gosto mesmo, como não gostar da palavra "chicória".
    De todos os livros que você citou, tenho vontade ler a maioria, principalmente Belas Adormecidas e Vacas, que foram super bem resenhados, divulgados e trazem mulheres. Sempre as mulheres buscando seu lugar de igualdade e justiça.
    Garota em Pedaços confesso que vi apenas uma vez, mas nunca parei de fato para saber do que se tratava, mas já quero conhecer mais.
    Faça Amor também não conhecia,já quero!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore!!
      Empoderar não significa enaltecer apenas um gênero. Muito pelo contrário. Empoderar está ligada a igualdade, e acredito que nos dias de hoje é super necessário.
      O post mostra livros com essa capacidade, de mostrar e quem sabe acender uma chama de autoestima em quem lê.
      Eu indicaria "Faça Amor" para você. Aliás, se ainda não conhece Ique Carvalho, busque nas redes sociais e conheça seus textos. O trabalho dele é bem parecido com o seu. São textos lindos, da alma, e você vai entender o que quero dizer rs.
      Beeijos amore.

      Excluir
  2. Bia você já começou mandando super bem colocando um livro do Stephen King logo de cara, mulher assim você me mata, amo todos os livros que já li dele, e esse ainda não li, mas sabendo que trata de um tema tão legal já ficou como um desejado mais que desejado. Acho até que vou implorar pra meu esposo me dar de presente logo que puder (contas pesadas aqui)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk eu entendo de contas pesadas, são tensas. Esse livro do Stephen é bom pra caramba, você precisa ler.
      Beeijos

      Excluir
  3. Não li esses livros, mas gostei das dicas, são ótimas leituras para nós mulheres nos inspirarmos!! Quero muito ler o Belas Adormecidas, a trama parece bem envolvente!!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Bia!
    Se você falou, está falado! Eu quero muito ler esse Belas Adormecidas.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, é um livrão. Tu precisa conhecer e ponto!
      Beijos

      Excluir
  5. Oi Bia.
    Adorei as suas indicações! Quero muito ler belas Adormecidas, Vacas e Garota em pedaços.
    Vacas parece ser um bom livro para fazer reflexões sobre como vemos e julgamos umas as outras.
    Espero ler esses livros em breve.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você falou tudo sobre "Vacas". É exatamente assim. Vale a super a pena.
      Beeijos

      Excluir
  6. Gostei bastante dos livros que você escolheu e do tema tbm !! Quero muito ler Garota em pedaços e fiquei muito feliz por saber que ela não depende de um homem pra se reerguer , tenho bastante interesse em Vacas !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ponto alto de "Garota em Pedaços" é esse. Leia os dois.
      Beeijos

      Excluir
  7. Preciso desses livros!
    Precisando mto de um incentivo pra dar uma arribada na vida...
    Vão para os desejados!
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Maravilhosas escolhas de livros empoderados Bia!
    Estou ansiosa para ler Vacas desde o lançamento do livro, mas até hoje ainda não consegui adquiri-lo. Esse livro é muito poderoso, incrível e impactante.
    Não conhecia o livro Faça amor, não faça jogo, mas me apaixonei completamente pela premissa, já adicionei na minha lista.
    Eita, estou doida para ter esse belezura de livro que é o Vamos Juntas?.
    Tenho poucos livros na minha estante :/ e a grande maioria é de romance de época e fantasia, então não posso opinar quais são os livros mais empoderadores da minha humilde coleção haha
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amore!
      Faça amor é um livro maravilhoso, você precisa conhecer.
      Beeijos

      Excluir
  9. Infelizmente não tive a oportunidade de ler nenhum dos livros citados, mas adoro livros com personagens empoderadores e fortes.

    ResponderExcluir
  10. Eu quero muito ver esse novo livro do Stephen King com o filho dele desde que anunciaram lançamento dele não sabia que ele era tão empoderador assim e quero muito conferir essa obra espero ver resenha no blog

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e pelo carinho! <3
Deixe sua opinião sobre o post e também um pouquinho de amor!

© PAUSA PARA PITACOS - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: RENATA MASSA | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo