Menu em imagem

Image Map

25 março 2018

{Etc e tal...} ~ Vamos falar sobre Orgulho & Paixão? ~

Ei,  gente!
Tudo bem?

Hoje eu vim para dar minha cara à tapas! Vim para contar que eu paguei língua, como dizem os nossos avós. Por quê? Porque depois de muito tempo falando que eu odeio novelas, eu resolvi assistir a nova novela das seis horas, transmitida pela Rede Globo, Orgulho & Paixão. Não satisfeita em assistir, vim para falar um pouquinho sobre ela. Vamos papear?


É isso aí. Resolvi me entregar à novela, sim. Quem nos segue lá no Instagram (@pausaparapitacos) sabe que eu estou lendo meu primeiro romance de Jane Austen. Eu nunca li nada da autora, e para começar bem, o escolhido foi Orgulho e Preconceito. Para quem não sabe, Orgulho & Paixão, que foi escrita por Marcos Bernstein e tem direção artística de Fred Mayrink, é uma livre adaptação do romance que estou lendo no momento, o já mencionado Orgulho e Preconceito. É importante ressaltar a expressão "livremente adaptado", pois assim fica claro que a novela não se prontifica e não tem a prentenção de ser totalmente fiel ao livro que a inspirou. As referências a ele ficaram bem claras nos primeiros capítulos, mas as mudanças que já foram feitas, em sua grande maioria, me agradaram.

A verdade verdadeira é que a única - eu disse A ÚNICA - coisa que me desagradou até agora foi a mudança do nome de Elizabeth, rs. Eu achei "Elisabeta", o nome da protagonista da novela, muito feioso e esquisito. Mas vamos por partes, acho que estou atropelando as coisas, hahahha.


Essas são as moçoilas da família Benedito - Elizabeta, Jane, a matriarca Ofélia, Cecília, Lídia e Mariana. Viram? Só o "Elisabeta" que ficou feio... poxa vida! Rs

A mocinha de nome engraçado é a protagonista da trama. Ela é uma mulher que pensa à frente de seu tempo, que sonha em conhecer o mundo e que almeja o tempo em que a sociedade será mais igualitária. Ela é a mais velha das cinco irmãs Benedito, é espirituosa, fala o que pensa, tem um senso de humor ácido, é esperta e inteligente a ponto de desconcertar as pessoas com quem conversa. Tem o espírito livre, e até o momento, tem me agradado muito.


Ela está sendo interpretada por Nathalia Dill, e confesso que quando vi as chamadas da novela, achei que o papel não lhe cairia bem, pois a acho meio sem sal, sem aquele tempero necessário para interpretar uma mocinha com uma personalidade tão forte; mas devo admitir que ela está indo bem. Ela dá leveza à personagem, tem carisma, por incrível que pareça, mas o que mais me agradou é que ela parece estar à vontade com o papel, parece estar se divertindo, e isso tem transparecido no resultado final. As suas cenas até agora foram bem gostosinhas de se ver.


Jane é interpretada por Pâmela Tomé. É a mais bonita (há controvérsias) das cinco meninas, a mais doce, emotiva, discreta e fofinha. Ela é muito amiga de Elisabeta e irá viver um romance conturbado com Camilo Bittencourt.


Ah, eu adorei essa menina Mariana! Ela é vivida por Chandelly Braz, atriz que deu um toque muito peculiar à personagem. Mari é divertida, aventureira e está a procura de uma vida emocionante! Ela já virou uma queridinha, perceberam, né? Rs


Outra queridinha! Cecília é sonhadora, vive com a cabeça nos livros e nos mistérios que rondam a Mansão do Parque. Ela é interpretada pela atriz Anaju Dorigon, essa mocinha linda de morrer. Desde o primeiro capítulo shipei ela e Rômulo, e num é que os dois serão um casalzinho? Ai, ai...


Lídia é a mais espevitada de todas! Além disso, é a preferida da mamãe! Ela é linda, encantadora e sedutora, mas tem uma noz no lugar do cérebro - inteligência definitivamente não é o seu forte! Pelo jeito, ela vai protagonizar grandes confusões. Ah! Esqueci de contar. Ela é interpretada por Bruna Griphão. Menina linda, hein?


E esses são o Senhor e a Senhora Benedito. Ofélia e Felisberto, interpretados por Vera Holtz e Tato Gabus Mendes. Eu tenho criado um certo ranço da Sra. Bennet do livro de Austen. Ela é fútil demais, chata demais e muito faladeira. E essa história dos nervos dela me dá nos meus nervos, hahahha. Fiquei ansiosa para saber como seria a sra. Benedito, pois eu adoro a Vera Holtz e sua irreverência. Nem me decepcionei, pelo contrário! Eu adoreeeei! Essa mudança foi fundamental, deu ainda mais alegria pra trama, que não tenta em nada ser séria e certinha. Holtz é alegre, tem um sotaque caipira carregado e forçado, mas que deu personalidade à personagem. Ela quer casar todas as suas meninas com homens de posses, só fala no assunto, mas não fica enfadonho e fútil como no livro. Curti!

Já o senhor Felisberto ainda não me conquistou por completo. O achei meio banana, meio ofuscado por sua esposa e filhas, mas acho que essa é a intenção mesmo. Ele é o tipo caladão e pacato, custa a dizer algo, mas quando o faz, é simpatia pura!


Ema, vivida por Agatha Moreira, é outra queridinha! Ela é meiga, delicada, divertida e uma gracinha! É a melhor amiga de Elisabeta, por isso, acho que ela representa a Charlotte Lucas, né?
Ela é neta do Barão do Café, se dedica a cuidar do seu avô e de seu pai, e no tempo livre, fica dando uma de casamenteira e ajudando as amigas com o amor, e assim, acaba fugindo dos próprios sentimentos. A atriz não dá exemplo de boa atuação, mas dá um show no quesito simpatia!


Thiago Lindo Gostosão Homão da Porra Lacerda (#FabiAssanhada) vive Darcy. E é nesse momento que eu faço uma confissão... não foi só porque eu estou lendo Orgulho e Preconceito que eu resolvi assistir a novela, não. Foi por causa dele. Esse pedaço de  mal caminho, essa lindeza cremosa! Ai, socorro!!!
Pronto. Parei. Vou recobrar os sentidos e deixar de assanhamento.
Então. Thiago Lindão vive Darcy, e apesar de ter muito do personagem do livro - é sisudo, sério e um tanto arrogante - o nosso Darcy tem uma pegada mais leve também, assim como todos os personagens da novela. Ele é inteligente e, assim como Elisabeta, tem aquele humor ácido adorável. Os dois se provocam muito e suas cenas são bem gostosinhas de se ver. E preciso dar o braço à torcer: eles formam um casal bonito.


Olha uma das vilãs aí! Alessandra Negrini é Susana, uma dissimulada, manipuladora e linda trambiqueira que vai fazer o que puder para jogar areia no romance das meninas Benedito. Apesar de ser a vilã, ela muuuuito divertida! Acho que ela vai ser do tipo que se ama e se odeia ao mesmo tempo.

Temos milhões de outros personagens, claro, mas quis falar desses, especificamente, por terem sido os que mais me chamaram a atenção até agora. Tem muito homão colírio ainda, tem muita gente divertida e que me tiraram boas risadas, mas se eu fosse falar de cada um o post ficaria gigantesco, né?

Bem, vamos ao veredito final!

Assisti todos os capítulos que foram ao ar e eu adorei a novela do início ao fim. Pronto, falei. Achei despretensiosa, divertida, traz a essência mor dos romances de Jane Austen - a ousadia. É claro que "abrasileiraram" tanto quanto puderam, afinal, em nenhum momento eles se prontificaram a ser fiéis à trama original - e nem poderiam, venhamos e convenhamos.

Eu adorei o figurino, genteee! Achei tão delicadinho, tão "mimoso" (faz quanto tempo que não ouvem essa expressão? Kkkkkkk). Eles têm cores leves, com tons pastéis predominando tudo, têm tecidos leves, fluidos. Gostei!

Outra coisa que eu gostei foi a fotografia, a paleta viva de cores, as locações deslumbrantes! É uma explosão de natureza por todas as partes, um show de jardins maravilhosos e campos verdes, floridos, convidativos. Fiquei apaixonada, de verdade. Eu adoro lugares assim, e acho que grande parte do meu gosto pela novela vem daí, viu. Capricharam muito, acertaram nas escolhas.

Acho que se continuarem por esse caminho, a novela irá garantir muitos outros fãs, pois ela é realmente uma delícia de se assistir. Sem dúvidas continuarei acompanhando! Parece que finalmente a Globo reencontrou a receita para ser fazer boas novelas, eu só espero que não desandem o doce no decorrer da trama. Espero de verdade!

E você, já assistiu algum capítulo? O que achou?
Tá afim de assistir mas tá com receio? Ó, sugiro que você se arrisque! Eu recomendo, acho que vale a pena.


Vou ficando por aqui... mas volto em breve, hein?
Beijocas

17 comentários:

  1. Bem, eu faço parte do time que não vê novelas há anos. Mas que andou namorando os comerciais de tv,antes da novela começar.
    Não pude ver nada, exceto essas chamadas durante a programação normal, mas andei vendo e lendo algumas matérias, entrevistas não dá para passar sem notar todo um figurino caprichado e cenários exuberantes.
    Aliás, dizem que boa parte da novela tem sido gravada em uma cidade aqui por perto de onde moro!
    No mais, a novela começou arrasando. Sei que não verei um capítulo completo, pois o horário é complicado.
    Mas..rs
    Beijjo

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Oii!
    Não sou muito fã de novelas e ainda não li Orgulho e Preconceito, mas estou bem curiosa ♥
    Quanto a adaptações, acho que não existe nenhuma adaptação que seja TOTALMENTE fiel ao livro, afinal é uma adaptação, mas que bom que eles estão se esforçando!

    bjs
    https://blogperdidanasnuvens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá, Fabíola.
    Eu assisto novelas, sou viciada, principalmente essas das seis. E amei quando fiquei sabendo dessa adaptação, apesar de que vai ter muita coisa diferente de Orgulho e Preconceito porque ela é baseada em vários livros da autora então vai virar uma mistureba. Quando vi os atores escolhidos achei que não ia funcionar. Apesar de amar o Thiago Lacerda, achei que ela ia ficar velho para o papel. Mas não é que não? Eles estão ótimos juntos. Todo mundo aliás. A Vera está arrasando no papel. Estou achando que aceleraram bem a história, mas por enquanto não tenho nada do reclamar.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Oi Fabiola.
    Eu não vejo novelas faz muito tempo. Fiquei sabendo dessa adaptação, mas como não li o livro ainda, não tive vontade de ver a novela. Mas vejo vários elogios para essa adaptação. Que bom que você está gostando.
    Também achei Elizabeta feio. Podiam ter trocado para Elizabete, né? rsrs
    Os figurinos estão bem bonitos!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi, Fabi!
    Eu acompanhei alguns caps essa semana e estou gostando bastante da novela. Claro que não vai ser aquela coisa 100% igual, mas também não está algo tão terrível (tirando o nome da Elisabeta, é claro)
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  7. Ooo Fabi tira o olho do Thiago Lindo Gostosão Homão da Porra Lacerda!!
    kkkkkkkkkk ele é meu!
    Eu confesso pra vc q qdo vi a chamada fiquei louca pra ver por conta dele tbm, sou fã!
    Nunca li nenhum livro da autora então resolvi ver a novela e estou amando cada dia mais...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Assisti uns capítulos dessa novela semana passada e quando vi que era referência de Orgulho e Preconceito já gostei..kkk. Adoro o filme, já assisti várias vezes, o livro ainda não li, mas tenho muita vontade. Gostei de uma novela da Globo (faz mile anos que não via as novelas dessa emissora) inspirada por uma grande obra!!

    ResponderExcluir
  9. Eu só assisti um ou dois episódios mas não sou boa para assistir novela em horários definidos, a unica que estou conseguindo é Deus Salve o Rei por se tratar de uma temática que eu gosto muito... Mas devo confessar que o que eu assisti eu adorei e Elisabeta já me conquistou na primeira briga com Darcy! ^^ Muito feliz com essas novas novelas que estão surgindo!!

    Adorei a postagem, ta bem completinha!
    beijos
    https://atrasadaparaocha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Minha mãe quer muito assistir. Depois da sua resenha, acho que vou baixar pra ela.
    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  11. quero muitooo assistir essa novela e ainda mais depois desse post seu, eu amo a nath, ahco ela muito linda e acho que ela ficou perfeita para o papel da Elisabeta, thiago Lacerda é mesmo um Deus grego, e eu bem que queria um Darcy desses hahaha, a novela parece estar mesmo uma delicia para assistir, pena que não tenho tempo e o horário não bate com os meus, eu amei as cores, os cenários, as vestimentas, acho que isso é uma das coisas que mais gosto nas novelas das 6, e espero que a Globo não cague nessa novela como faz com as outras, e ainda lerei Orgulho e Preconceito em nome deee Jesussss.

    ResponderExcluir
  12. Oi Fabi,
    Eu e minha mãe estamos assistindo fielmente essa novela haha Eu sou uma noveleira assumida, mas assisto só as novelas de época, que geralmente são as das seis horas.
    Como já li o livro (Já disse que sou fã da Jane Austen? haha) eu estou parecendo uma chata cada vez que reconheço uma referencia ;) até a minha mãe está ligada, apesar de só ter assistido o filme, mas não é que a bichinha me pediu o livro para ler? haha
    Também estou incomodada com a troca do nome de Elizabeth para Elisabeta, não curti :/
    Mas a Nathalia Dill esta arrasando, interpretando muito bem essa personagem ousada e destemida. E o seu Thiago Gostosão também esta me agradando como Darcy, confesso que não estava muito empolgada com a escolha dele para esse papel, achei que não cairia bem com a personalidade do Darcy.
    Mas sem duvida o que mais estou amando é o figurino! Amo ler romance de época só para me imaginar usando esses vestidos exuberantes haha Quem nunca né? E o cenário também está muito caprichado.
    Ahn... Como anda a sua leitura de Orgulho e Preconceito? Estou curiosa para saber o que você vai achar desse livro que tanto amo ♡
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Ola,
    Então olha só a situação. EU NÃO ASSISTO NOVELA. Tipo porque tem coisa melhor para ver. Ai eu vi que sairia uma novela medieval e fiquei mega empolgada e fui assistir a novela das 7 Deus Salve o Rei, esperando encontrar algo mais, e quando digo algo mais, seria qualquer coisa mais. Assiste uns dois meses daquela coisa e larguei de mão,porque simplesmente é fraca demais. Não tem enredo, os atores são fracos e os "d"efeitos especiais são de chorar, essa é minha opinião. Ai eu vi que iam pegar uma obra da Jane Austen é pensei Pelo Amor de Deus de novo não. Ok, vi alguns comerciais mas quando vi que o nome da protagonista ia ser Elizabeta, me deu até um negócio por dentro e tipo não vou assistir. Entendo sua opinião, respeito e fico feliz que você esteja gostando, mas eu não vou poder meu tempo de novo com isso não. Infelizmente, a Globo vai ter que patinar mais para conseguir elevar o nível e me fazer voltar a sintonizá-la.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi flor, faz tanto tempo que não assisto nada da Globo que nem me surpreende que ela tenha feito algo assim, ma verdade só fiquei sabendo da existência dessa tal novela por conta de uma colega da faculdade que é alucinada nos romances da Jane Austem e diariamente nos passa com detalhes o que acontece na novela e mesmo eu gostando imensuravelmente das obras da escritora não me vi ainda com a menor vontade de assistir a novela

    ResponderExcluir
  15. Oi Fabi, tudo bem?
    Eu não li ainda os livros da Jane, mas essa semana comecei a ver a novela (atrasada eu? magina kkk), e estou gostando muito, tanto que quero ler o livro haha
    Elizabeta realmente é um nome feio, e eu adorei a escolha da atriz, amo os trabalhos dela, então pra mim foi um ponto a mais, e realmente ela parece bem a vontade na novela <3
    Eu amei a escolha do Darcy também, e o casal ficou lindo juntos, melhores cenas kkk
    Eu vou continuar assistindo, até minha mãe fica me perguntando agora sobre a novela kkk, pagamos com a língua mesmo amiga, não adianta kkk
    Beeeijos!
    http://lostwordsin.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Ainda não tive o prazer de ler Orgulho e preconceito, mas assisti ao filme e fiquei completamente apaixonada pela história, fiquei bastante interessada em assistir a essa novela quando fiquei sabendo que era inspirada na historia de Jane Austen, e olha que não sou adepta a assistir novelas, estou com altas expectativas.

    ResponderExcluir
  17. Infelizmente não tô podendo acompanhar essa novela por causa da minha faculdade mas Futuramente eu pretendo assistir pela Globo Play eu realmente também não gostei dessa adaptação que teve para o nome da Elizabeth

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e pelo carinho! <3
Deixe sua opinião sobre o post e também um pouquinho de amor!

© PAUSA PARA PITACOS - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: RENATA MASSA | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo