Menu em imagem

Image Map

28 março 2018

{Mundo da Lua} ~ Górgonas ~

A  mitologia grega me fascina, e dela surgiram vários personagens inesquecíveis, que até hoje se fazem presentes na literatura clássica e contemporânea.

Não podemos nos esquecer do cinema, que sempre traz algum personagem ícone que carrega uma história incrível.

Conhecem as Górgonas? Talvez por esse nome não, mas com certeza já ouviu falar em Medusa. Protejam os olhos que hoje vou contar um pouquinho sobre essa mitologia tão fascinante.


Górgonas são criaturas monstruosas da mitologia grega. Ao invés de cabelos, elas possuíam serpentes vivas e venenosas no lugar. Suas presas eram imensas e provocavam medo em quem quer que fosse. Quem ousasse olhar para os olhos de uma Górgona era rapidamente transformado em pedra.

A mitologia aponta a existência de três Górgunas, filhas de Fórcis e Ceto: Esteno, Euríale e Medusa.


Esteno e Euríale eram imortais e não estavam sujeitas à velhice. Medusa, por outro lado, era mortal. Mas isso não fazia dela vulnerável. Muito pelo contrário, Medusa era a mais temível e a rainha das Górgonas. Uma única serpente de sua cabeça era capaz de espantar um exército. 

Diz ainda, que o sangue de Medusa tinha propriedades mágicas. A lenda conta que o sangue do lado esquerdo de seu pescoço era mortal e o do lado direito poderia ressuscitar mortos.

Habitantes das sombras, em um lugar que nem mesmo os raios de sol entravam, as Górgonas eram temidas por todos. Mas nem sempre foi assim.

Esteno, Euríale e Medusa adquiriram a condição de monstros por meio de uma maldição da deusa Atena. Antes, eram lindas moças, que encantavam por onde passavam.

Por que Atena as transformou em monstros? 

Bem, temos três versões para essa história.


A primeira diz que as três moças eram tão lindas e encantadoras que despertaram a inveja da deusa. A segunda, diz que apesar de lindas não tinham nenhum escrúpulo, e como uma forma de castigo, a deusa as amaldiçoou. 

A terceira é a mais conhecida. Atena e Poseidon eram amantes. Mas todo mundo sabe que os deuses gregos adoravam as humanas. Poseidon, vendo a beleza de Medusa, se encantou por ela e a seduziu. Os dois tiveram um caso que foi consumado justamente no templo de Atena. A deusa, não aceitando a traição, amaldiçoou Medusa e suas irmãs, que possuíam a mesma beleza.

Vaidosas, as moças se refugiaram nas sombras para não serem vistas. Mesmo nessa condição, Medusa ainda tinha sua beleza, ao contrário das irmãs, que receberam picadas das cobras que cresceram no lugar dos seus cabelos.

Atena colocou serpentes no lugar deles pelo fato dos cabelos das irmãs serem lindos e invejáveis, de uma forma que ninguém nunca havia visto.

A mortalidade de Medusa é outra coisa que gera fatos controversos. Alguns apontam que foi uma forma que Atena encontrou para perseguir e matá-la. Uma vez monstro, a deusa poderia alegar que a morte de Medusa seria para o bem do seu povo. 

Outros apontam que na verdade Poseidon se tornou amante de Medusa após a transformação dela em Górgona. Dizem que Atena havia dado imortalidade às três, para que convivessem com essa condição para todo o sempre; porém quando descobrira a traição de seu amado, retirou a imortalidade de Medusa, para também matá-la posteriormente.


O fato é que independente de como Medusa se tornou mortal, o motivo era o mesmo: para facilitar a perseguição de Atena. 

Medusa mesmo mortal estava à altura da deusa, sendo difícil sua eliminação. Com Poseidon, ela teve um filho, o gigante Crisaor.

Anos mais tarde, Atena finalmente conseguiu sua cabeça, com a ajuda de Perseu, filho de Zeus. Perseu a decapitou, e o sangue jorrado do pescoço da Górgona mais temida deu origem à Pégaso (o cavalo alado). 


Perseu deu a cabeça de Medusa à Atena que passou a usá-la em seu escudo, de forma que quando seus inimigos o olhavam, eram rapidamente transformados em pedras.

Fontes:

A mitologia de Medusa não é minha predileta, porém temos muitos fãs dessa personagem. Espiem só algumas tatuagens inspiradas na Górgona:




Gostei! Pra quem curte, vou deixar o link de alguns wallpapers caso queira abrilhantar seu papel de parede com a carinha linda dessa personagem (basta clicar na imagem):




Gostaram do post? Já conheciam a mitologia? Contem nos comentários!

Beijos ♥


23 comentários:

  1. Adorei essa postagem, não sabia que havia mais como a Medusa, saber que eram três e que ela além de ser mortal era a mais forte e temida me fez admirá-la um pouco mais. Essas tatuagens são lindas!

    beijos
    https://atrasadaparaocha.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois então menina, a maioria das pessoas se chocam em saber que a Medusa tinha irmãs. Eu não sabia desse babado da mortalidade e do fato dela ser a mais forte.
      As tatoos são lindas memso.
      Beijinhos

      Excluir
  2. Mitologia também me fascina e muito! Apesar de sempre confundir os nomes. Sou péssima em relação a isso e também não sabia que Górgonas eram Medusas. Dããã!
    Mas adorei o post e só sabia de uma versão, a do romance de Poseidon. Não conhecia as outras duas possibilidades.
    Também amei as tatoos.rs ah se eu gostasse de figuras nelas(mas prefiro só letras)
    Show de post!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore! Eu confesso que antes acreditava que Górgunas era uma criatura e a Medusa outra completamente diferente. Também me confundo nos nomes.
      Fico feliz que tenha curtido.
      Beijos

      Excluir
  3. ahahahah, adorei, quando eu tinha uns vinte anos eu cantava em uma banda com uns amigos e íamos de fantasias para as festinhas e eu fiquei conhecida como a mulher das cobras na cabeça, porque num aniversário fiz uma amiga trançar meus cabelos e em cada trança coloquei uma cobra de plástico maleável, ficou bem legal, porém super pesado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dri! Que ideia linda de fantasia, olha só! Nunca fui a uma festa assim, acredita? Medusa é uma fantasia bem legal rs.
      Beijos

      Excluir
  4. amei o post!!! Sempre quis conhecer mais sobre esta mitologia, sempre lembro de percy jackson quando ouço falar de Medusa, e não sabia que o nome real dela era Górgonas e também não sabia que ela tinha irmãs, fico me perguuntando o que aconteceu com as irmãs... Gostei das tatoos, porém eu n faria kjkjhkhkjk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel! Aquela cena da Medusa no Percy (estou falando sobre o filme, não li o livro), foi a melhor e ponto final hahaha.
      Também não faria as tatoos.
      Beijos

      Excluir
  5. Oiii Biia!
    Amei o post, sou fascinada em mitologia tbm, toda vez que leio sobre fico encantada!
    Medusa é demais né?
    E essas tattoo´s? Perfeitas!
    Amei!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito de poder conhecer mais sobre a Medusa, eu já a conhecia, maa não tão afundo. Interessante essas mitologias, e mesmo sendo deuses, como Atena, podemos perceber a semelhança com os humanos, no caso dela, o ciúmes que sentia da Medusa!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karina!
      Nem os deuses estão imunes às fraquezas da humanidade. Pesado né?
      Beeijos

      Excluir
  7. Oi Bia.
    Adorei esse post. Eu sabia sobre a existência da lenda da Medusa e suas irmãs, mas não conhecia tão bem a origem delas.
    Não sabia que a Athena havia colocado uma maldição nela e nas suas irmãs. Adorei as três hipóteses do porquê.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Bia, tudo bem?
    Amei o post, adorei conhecer mais sobre a Medusa, juro que não sabia dessa história com Atena, nem que a Medusa tinha irmãs.
    Atena nem é ciumenta né? kkk
    Beijos!
    http://lostwordsin.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline!
      Atena é o ciúme em forma de deusa. A mais linda e a mais ciumenta do olimpo.
      Beijos

      Excluir
  9. Oi Bia,
    Também adoro mitologia grega, apesar de não saber muita coisa, fiquei com vergonha por não saber praticamente nada do que você trouxe nesse post haha
    Por exemplo, não sabia que tinham três irmãs e que eram conhecidas como Górgonas. Só conhecia a Medusa, mas também não conhecia toda a sua história. COMO ASSIM Pégaso nasceu do sangue jorrado do pescoço decapitado dela? Ele é tão bonitinho e a sua origem foi tão tenebrosa, eca haha
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Micheli!! Não se sinta envergonhada, a intenção do post é justamente a de propagar criaturinhas que pouca gente conhece.
      Pois é amiga, o nascimento de Pégaso foi meio trevoso (e bizarro né? kkkk)
      Beijos sua linda.

      Excluir
  10. Após ler a série Percy Jackson também fiquei muito interessada na mitologia grego, pois é um assunto rico em ideias e detalhes fantásticos. Adorei saber mais sobre a historia da Medusa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna!!
      É um assunto fascinante! Obrigada, beijos.

      Excluir
  11. Apesar de adorar mitologia a única das górgonas que eu conheço era medusa Óbvio é a mais comentada mas eu fiquei bem interessada em aprender um pouco mais sobre elas e adorei essas ilustrações tanto que alguns falta de aviso download

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *Tanto que de algumas eu até fiz o download

      Excluir
    2. Oi Carol lindona!!
      Eu fico muito feliz que tenha gostado e inclusive baixado as imagens.
      Obrigada ♥
      Beijos

      Excluir

Obrigada por sua visita e pelo carinho! <3
Deixe sua opinião sobre o post e também um pouquinho de amor!

© PAUSA PARA PITACOS - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: RENATA MASSA | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo