Menu em imagem

Image Map

16 agosto 2017

{Resenha} ~ Cress - Marisa Meyer ~

Oiiiieeee,  pipows!
Como vocês estão, seus lindos? Espero que estejam todos muitoooo bem.
As coisas por aqui andam loucas como sempre, por isso o sumiço está tão grande. Acho que daqui pra frente - até a próxima maré louca, pelo menos - vou conseguir aparecer mais por aqui. Ouvi um amém? Hihi

Hoje eu vim pra dar continuidade ao nosso papo sobre a série As crônicas lunares, da autora Marisa Meyer. Já falamos sobre Cinder, o primeiro livro da série, e também sobre Scarlet, o segundo. Hoje é dia de papear sobre o terceiro volume, e este narra a história de uma personagem que logo de cara me conquistou.



Quando li: Março, 2017.
Título: Cress - As crônicas lunares #3
Resenhas anteriores: Cinder | Scarlet
Autor(a): Marisa Meyer
Editora: Rocco
Páginas: 496
Avaliação: 
Onde comprar? Amazon | Americanas | Submarino
Sinopse: Neste terceiro livro da série Crônicas Lunares, Cinder e o Capitão Thorne estão foragidos e agora levam Scarlet e Lobo a reboque. Juntos, eles planejam derrubar a rainha Levana e seu exército. Cress talvez possa ajuda-los. A garota vive aprisionada em um satélite desde a infância, com a companhia de telas o que fez dela uma excelente hacker. Coincidência ou não, ela também acabou de receber ordens de Levana para rastrear Cinder e o seu bonito cúmplice. Quando o ousado plano de resgatar Cress dá errado, o grupo de separa. Cress enfim conquista a liberdade, mas o preço a se pagar é alto. Enquanto isso, Levana não vai deixar que nada impeça seu casamento com o imperador Kai. Scarlet e Cinder talvez não tenham a intenção de salvar o mundo, mas muito possivelmente são a última esperança do planeta.

RESENHA LIVRE DE SPOILERS DOS LIVROS ANTERIORES. SE JOGA SEM MEDO! 😉 

Eu estou tendo probleminhas para começar essa resenha. De verdade. Como vocês bem sabem, tenho muita dificuldade de resenhar livros que eu gosto... e mais ainda quando se trata de um livro que eu amo! Cress, o terceiro livro da série As crônicas lunares é, sem dúvidas, o meu preferido da série. Aliás, ele seguramente está na lista dos melhores do ano. Vou começar falando um pouco sobre o livro, assim, acho, devo conseguir sair do lugar - ou não. Preparem-se para uma daquelas resenhas em que eu falo pracacildes.

Cress é uma garota ingênua, sonhadora e muito inteligente. Ela vem seguindo de perto a jornada de Cinder, Thorne, Scarlet e Lobo, e além de seguir, vem dando a sua ajuda, mesmo que indiretamente. Ela sabe que a intenção do grupo é destronar a rainha Levana, por isso, faz o que pode para ajudar. Ela, assim como nossos já conhecidos e queridos personagens, querem que a paz reine entre a Terra e Luna, mesmo ela sendo uma lunar. Uma lunar que não vive em Luna, mas que nem por isso está imune às maldades da rainha maléfica.

"Sempre voltava ao amor. Mais do que liberdade, mais do que aceitação... Amor. Amor verdadeiro, como cantavam na segunda era. Do tipo que enchia a alma. O tipo que permitia gestos dramáticos e sacrifícios. O tipo irresistível e envolvente."

Nossa garota sonhadora vive em um satélite na companhia de telas e computadores de última geração. Ela está ali desde que se entende por gente (há sete anos, para ser mais exata), e tal fato, somado ao fato de estar rodeada por tecnologia, fez dela uma hacker talentosíssima, e seus dotes tecnológicos farão a diferença na jornada dos demais personagens. A garota sentenciada a viver no satélite dá nome ao livro, mas isso não faz dela a protagonista, afinal, acho justo dizer que nesta série não temos apenas um, mas vários protagonistas. 

Cress é uma menina miudinha, bela e com longos - longos mesmo! - cabelos dourados. Além de uma inteligência extraordinária, talento para a tecnologia e uma beleza rara, ela tem uma voz encantadora. Nossa donzela em perigo vive sozinha em seu satélite e recebe visitas esporádicas de sua mestra, uma lunar danada de carrancuda que só vai até ali para pedir para que ela faça isso ou aquilo, além de levar o suprimento necessário para a sobrevivência da garota até a próxima visita da megera. O bom é que esses pedidos mirabolantes da tal mestra fizeram com que Cress ficasse por dentro de todo o drama de Cinder e, principalmente, fizeram com que ela tivesse acesso à "ficha" de cada um dos nossos amigos. Fizeram com que tivesse acesso à ficha de Thorne. Fizeram com que ela se apaixonasse por ele, perdidamente, à primeira vista. Ou podemos dizer "ao primeiro clique"?

Compelida pela mestra a fazer coisas que acabaram prejudicando o imperador Kai, Cress decide que está cansada de atrapalhar, e que agora quer ajudar. Ela contata a nave de Cinder e oferece ajuda, e mesmo desconfiados, eles decidem resgatá-la de seu satélite. Mas algo dá errado, e o resgate acaba fazendo com que nossos amigos se separem. Cress e Thorne caem na Terra. Scarlet é capturada. Cinder e Lobo permanecem na nave lutando contra todo o desespero dessa separação e também contra tudo o que ela acarretará.

"Ela tentou engolir o pânico que surgia, a sensação de que sua existência era tão pequena e tão importante quanto a do menor grão de poeira que batia em suas canelas. Havia um mundo inteiro, um planeta inteiro. E ela estava presa no meio dele, longe de tudo. Não havia paredes, nem limites, nada atrás do que se esconder."

Apesar de Cress estar exatamente onde queria estar - na Terra, aquele planeta lindo e cheio de coisas maravilhosas que ela jamais pensou que veria - e ao lado de quem queria estar - Capitão Thorne, o lindo, charmoso, fofo, prepotente e com o maior ego do mundo - Cress estava em pânico. Eles estavam em pleno deserto do Saara, sem possibilidades de se comunicarem com Cinder para dizerem que estavam vivos e bem, e Thorne, seu herói, está um tanto quanto impossibilitado devido a queda. Esse obstáculo aparentemente intransponível abala um pouco toda a auto-confiança do capitão, mas ainda assim ele tenta, com todas as forças, salvar Cress e a si mesmo. E é o que ele faz.

"Cress se sentia um pássaro cujas asas foram cortadas e que foi jogado em uma gaiola, mais uma gaiola, nojenta e podre. Ela viveu em uma gaiola a vida toda. De alguma forma, nunca esperou encontrar uma tão horrível assim na Terra."

Estamos falando de um reconto de Rapunzel, então, é óbvio que em determinado momento o amor nasce até mesmo no coração egocentrista de Thorne. E isso é algo lindo de se ver. Ele ainda não aceita que está apaixonado, e isso acontece não por causa da condição em si, mas por ele achar que não é bom o bastante para Cress. Quando as coisas parecem terem ficado ainda piores do que parecem - nossa mocinha é sequestrada e o boy magya não faz ideia de para onde a levaram - ele tem certeza de que o que sente é puro, verdadeiro, e mesmo não se achando o par ideal para essa donzela que está em perigo, ele se esforça e muuuuuito para encontra-la.

Cress é sim uma donzela em apuros, mas não se engane. Apesar de querer e muito ser eternamente resgatada por seu príncipe encantado, ela não precisa disso. Ela, apesar de todos os seus medos, luta para sobreviver, para se libertar, para ajudar, para tudo! E é isso que fez dela a minha personagem preferida na trama. Ela não deixa que sua ingenuidade, fragilidade e medos a impeçam de fazer o que tem que ser feito, ela sempre dá um jeitinho de ir em frente. Seus sonhos e fantasias acabam funcionando como uma válvula de escape e a ajudam até nos piores momentos. Estar em um planeta que ela conhece tão bem e ao mesmo tempo não sabe nada dele causa todo e qualquer tipo de bloqueio em sua mente medrosa, mas sua força de vontade sempre faz com que ela vá em frente. E seu amor por Thorne também.

Enquanto isso, Cinder está doidona na nave. Ela tem que dar continuidade aos planos de destronar Levana mesmo sem ter a menor ideia de qual será o seu próximo passo. Lobo está transtornado por causa do rapto de Scarlet, e isso tem dificultado seus treinamentos. Mesmo não querendo usar seus poderes, ela sabe que precisa praticar, pois, no fim das contas, essa pode ser a sua melhor arma. Toda essa pressão está deixando-a com cada vez mais dúvidas, medos e receios. Ela quer restaurar a paz entre a Terra e Luna a qualquer custo, quer salvar a vida de Kai, quer salvar Scarlet, mas por vezes, o medo de não conseguir a deixa meio que estacada  no mesmo lugar, a impede momentaneamente. Mas, como eu já falei em todas as resenhas, sua força e determinação conseguem assomar-se ao medo, e aí ela bola um plano. Um plano suicida, mas um plano - ter um plano é melhor do que não ter nada, não é mesmo?

E o Kai, cadê? O Kai está lá, tadinho, doidinho no palácio. Ele decidiu que irá se casar com Levana, afinal, é o certo a se fazer. Mesmo que isso signifique sua morte. Mesmo que signifique que o destino da Terra e de Luna estão perdidos. Ele também tem vivido sob pressão, afinal, suas decisões podem mudar não somente sua vida, mas a do mundo inteiro, de certa forma. Ele é um cara jovem, também é cheio de medos, mas assim como sua amada, ele segue em frente. Ele tem esperanças de que Cinder irá conseguir obter sucesso com seu plano, mesmo sabendo que é um plano cheio de falhas.

Agora vamos falar das pelejas pelas quais a Scarlet está passando. Como eu disse, ela foi capturada. Capturada e levada à Luna. Lá ela está sendo usada como uma espécie de ferramenta para que uma criança lunar treine seus poderes, e isso vem matando-a aos pouquinhos, até que a princesa Winter intercede por ela. A Scarlet é dura na queda como sabemos, é sensacional e forte, mas esse resgate salvou a sua vida. Toda a trama faz com que tenhamos muito ódio de tudo quanto é lunar que vive em Luna, mas Winter e um certo soldado faz com que a gente mude de ideia. E Winter, essa princesa de mente quebrada e coração de ouro, irá protagonizar uma série de cenas maravilhosas, além de ser a "musa" do quarto livro da série - mas isso é assunto para a próxima resenha.

" - Só tive dois amigos na vida. Mas uma de minhas amigas virou cinzas quando éramos bem pequenas.Uma pilha de cinzas em forma de garota. O outro desapareceu... e eu não sei se vai voltar algum dia."

Esse outro é Jacin, o tal soldado que eu mencionei logo ali. Ele é leal, devotado e apaixonado por Winter. Ele aparece meio que de supetão na vida de Cinder, e sua ajuda será decisiva. Sua aparição foi deveras abrupta e levantou uma série de suspeitas em todos os leitores, mas acreditem, ele e Winter têm muito o que contar... ô se têm! Aqui, em Cress, eles parecerão meros coadjuvantes, mas eles nos trarão muitas e muitas surpresas.

Os demais personagens nem foram mencionados aqui ainda - falei pra caramba e nem os mencionei, coitados! - mas isso não quer dizer que eles apareçam pouco na trama, não. Pelo contrário. Eles têm cenas maravilhosas e grandiosas. Destaque para o conselheiro Torin que super subiu no meu conceito nesse livro e também para o dr. Erland que fez mais mil e uma revelações bombásticas. Levana também aparece muito, claro, e cada uma de suas aparições fizeram com que o meu instinto assassino ficasse muuuuuito aflorado - SEN OR! Como quero dar uns tapas nessa maluca! Ela está mais poderosa, louca, maníaca e cretina, acreditem, minha gente. Nada é tão ruim que não possa piorar.

" - É assim. Ter seu corpo usado contra você. Saber que seu cérebro se tornou um traidor. Nós viemos para a Terra a fim de fugir disso, mas estaremos todos perdidos se Levana conseguir o que ela quer. Eu não sei se a moça pode impedi-la, mas parece que ela é a única em quem podemos botar fé agora." 

Eu, mais uma vez, fiquei impressionada com a forma como a autora desenrolou toda a estória. A narrativa continua frenética, nossos corações passam o tempo inteiro viajando da garganta para o estômago. Seu dom de criar personalidades apaixonantes foi altamente explorado ao criar Cress, o dom de nos prender continua presente, e a promessa de um final arrebatador fecham esse livro com chave de ouro. Marisa Meyer é fantástica, sua maneira de escrever é quase que inenarrável. Eu leria até sua lista do supermercado. Aposto que até mesmo ela é recheada de emoções fortes.


20 comentários:

  1. Oi Fabi.
    Meu Deus quanta informação.
    Por incrível que apreça eu comprei essa série essa semana e chegou na minha casa hoje pela manhã, eu estou muito ansiosa para ler, estou com um pouco de receio porque achei que tem muitos personagem, mas acho que me acostumarei, adoro mocinhas em perigo mas que são fortes de espirito, estou curiosa para saber como eles saíram do deserto e se tudo ficará bem no final, enfim estou muito ansiosa.
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece muita gente, Marlene, mas vc vai ver que nem é tanta gente assim, rs! Juro juradinho.
      Sem contar que é super simples de diferenciá-los, enfim, não há nem um complicador, prometo.
      Espero que possa ler a série todinha em breve, pois ela é maravilhosa!

      Beijocas

      Excluir
  2. Oi Fabi!!!
    Reapareci finalmente kkkkk estava colocando as leituras em dia.
    Menina mas desde o dia que li a resenha do primeiro livro eu acho que o leitor já se pode sofrer uma longa ressaca literária se não tiver as próximas continuações em mãos, a protagonista também me conquistou e ainda com a maravilhosa escrita da autora.
    Abraços!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mulher, ainda bem que apareceu, já estava ficando preocupada! shIUAhsiuHAs
      Realmente, essa série causa ressaca. E vc não tem noção da saudade que eu fico toda vez que u faço uma resenha. Chega a doer o coração. Quero ler de novo. shIUAHsuiHAs

      Beijocas

      Excluir
  3. Louca de vontade de ler essa série, mas ela é meio grandinha e o preço ainda não me atraiu, mas é o tipo de livro que com toda certeza lerei algum dia.
    Até que de todas as resenhas de livros que vc gostou muito essa não ficou tão enrolada quanto vc fez parecer lá em cima. Deu pra entender bem do que se trata e sem dar spoiler dos anteriores. Adorei sua resenha, como sempre rsrs
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até que não a acho grande - e isso se deve ao fato de que apesar de os livros serem grandes e numerosos, a gente lê sem nem sentir. Mas sou obrigada a concorda que o preço não está dos mais atrativos, não. Tá cada dia mais caro! Principalmente o último... custa quase um rim!
      Mas, se puder e tiver disposição, faça como eu: leia em ebook! Rs

      Beijocas

      Excluir
  4. Olá !!
    Ainda não li a série e nem nada da autora mas depois do seu intusiasmo ao falar dos livros eu sinto que necessito..
    Fiquei *passada* com essa história! Parece ser cheia de reviravoltas !!
    !
    Adorei !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Reviravolta é apelido, Mich! Jesus, Maria e José.
      A gente fica com o coração na boca... e depois ele cai pro estômago com velocidade da luz... menina, que livro. Que série!
      Leia quando puder!

      Beijocas

      Excluir
  5. Oi Fabíola, tudo bem?
    Menina como já vi gente recomendando esta série, mas até o momento não li nenhum dos livros, e para falar a verdade esta é a primeira resenha que eu leio. Eu adorei toda essa jogada tecnológica nos contos de fadas, sempre gostei de estórias inspiradas nas princesas. Com certeza já quero conhecer.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, aproveita que leu a resenha e curtiu e corre pra ler! Essa série é só amor, juuuuuro! Rs

      Beijocas

      Excluir
  6. Oi, Fabi! Tudo bem?
    Pois é, tenho lido resenhas muito positivas sobre essa série e pela ótima escrita da autora, que já estou me perguntando por que ainda não li? Mas nunca é tarde!
    Lendo sua excelente resenha, tão informativa e bem desenvolvida, que me senti super motivada para fazer a leitura desses livros, imediatamente.
    Obrigada pela indicação.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que possa conhecer a série em breve também, Márcia!
      Eu soube dela há muito tempo e sempre enrolei pra ler, e quando comecei, a sensação foi a mesma que a sua: pq demorei tanto tempo pra ler?

      Beijocas

      Excluir
  7. Oi Fabi...
    Lá vem você com essas resenhas fantásticas que me fazem desejar ter o livro em mãos e começar a leitura o quanto antes... Adoro releituras de contos de fadas, e a forma como você falou sobre esse livro me deixou realmente encantada... Espero poder ler toda essa série em breve...
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris, leia pra ontem!
      Essa série é só amoooorrr! Hahhaha

      Beijocas

      Excluir
  8. Oi, já vi muitas pessoas recomendando esta série e dizendo o quanto ela é maravilhosa. Mas sabe, sendo sincera, pro meu gosto literário não faz muito o meu tipo, assim dizendo que não gosto muito de releituras de contos de fadas, mas confesso que esta série chamou muita minha atenção. Acabei de ler a resenha dos dois primeiro e, menina, que historias fantásticas! Adorei Cinder, Scarlet e Cress, adorei tudo! Tenho que ler essa série o mais rápido possível e olha que, como já disse anteriormente, não gosto de releituras.
    Adorei a resenha, beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fran, eu também não gosto nada de releituras. Acho que cada um tem que ficar no seu quadrado e pronto. Mas li resenhas super positivas sobre essa série e me convenci de que seria algo diferente, ainda mais por se tratar de uma distopia com uma pegada tão tecnológica. Arrisquei e não me arrependo! Eu espero que vc se arrisque também e que goste tanto quanto eu!

      Beijocas

      Excluir
  9. Oi, Fabi!!
    Acho que já falei em outra resenha dessa série que estou louca de curiosidade para ler esses livros que são releituras de Contos de fada e que isso ainda não aconteceu por que não encontrei esses livros com preços acessível. Mas mesmo assim espero muito em breve comprar a coleção inteira de uma vez( sonho de consumo!!).
    Bjoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu sonho de consumo também, Marta! Além de ser uma série linda, as capas e a edição estão maravilhosas, quero muito!
      Torcendo pra encontrar tudo com preço amigo na BF!

      Beijocas

      Excluir
  10. E lá vem você de novo Fabi com essa série HAHA
    Estou enlouquecendo de ansiedade para ler essas releituras inovadoras de contos de fadas com ficção científica. Que série fantástica!
    Apesar de nesse terceiro livro aparecer os personagens dos livros anteriores (e mais uns tantos perdidos) a Cress rouba muitas cenas. Agora é a vez da rapunzel de cabelos longos - que donzela em perigo não tem nada – mostrar que é uma mulher forte, mega inteligente e que manja das tecnologias.
    Adorei a continuação! Senti que já estou por dentro de tudo só com essas resenhas detalhadas, mas não vejo a hora de começar a ler, apesar de que vai ser bem difícil conseguir essa façanha ainda nesse ano.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara que vc resolva passar os livros na frente de todo mundo e ler ainda esse ano, Mi! Eu tô aqui na torcida! shIUAhsuiHAUsihAS
      Prepare-se para se apaixonar!

      Beijocas

      Excluir

Obrigada por sua visita e pelo carinho! <3
Deixe sua opinião sobre o post e também um pouquinho de amor!

© PAUSA PARA PITACOS - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: RENATA MASSA | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo