Menu em imagem

Image Map

05 abril 2018

{Resenha} ~ Lute como uma Garota - Laura Barcella & Fernanda Lopes ~

Oi  gente, tudo bem com vocês? 

Eu acredito que já está bem claro que sou feminista. Sempre acreditei em igualdade, porém nunca havia buscado saber mais sobre o movimento feminista. Isso ocorreu muito recentemente.

Claro que minha curiosidade acabou por ser aguçada. Mesmo conhecendo a história dos avanços que nós mulheres conquistamos com o passar dos anos, queria saber como chegamos até aqui e quem contribuiu para tal. Além disso, mesmo com todos esses avanços, ainda temos grandes problemas a ser enfrentados, e também queria saber quem dá as caras para o feminismo atual.

E foi por isso que quando o livro Lute como uma Garota foi lançado, o desejei com força. Hoje vou contar sobre minha experiência com a leitura.

Detalhe importante: não é um livro feminista. É uma obra que retrata mulheres que, de certa forma, mudaram o mundo.

"Uma multidão de mulheres, uma massa infinita delas, veio antes de nós nos abrindo caminho para ser. Para votar, para transar, para usufruir (ou não) da maternidade como bem entendermos. Para trabalhar, para vivermos livres de violência. Para escrevermos livros e celebrá-las. Elas nos deram o presente incalculável da voz. Devolveram-nos o direito inalienável de olhar os homens nos olhos, de enfrentá-los como um gesto corajoso de amor pela humanidade."

Título: Lute como uma Garota
Autoras: Laura Barcela & Fernanda Lopes
Editora: Cultrix
Páginas: 368
Avaliação:
Onde Comprar? Amazon | Saraiva

É muito difícil resenhar essa obra. E a dificuldade se dá pelo fato dela ser demasiadamente incrível. A começar pela edição. 

O livro foi elaborado de uma forma prática, dividido em duas partes: a primeira mostrando 45 perfis de mulheres importantes no cenário mundial e a segunda mostra 15 perfis de mulheres importantes no cenário nacional.
"(...) Elas são as artistas que souberam transformar suas lamúrias em conquistas. E nos dizem, nas páginas deste livro: você também pode ser heroica. Porque ser uma mulher que transforma o mundo, hoje, não exige nada menos que heroísmo."
Em cada perfil, que é disposto retratando mulheres por data de nascimento (das mais velhas para as mais novas), tem-se um padrão, colocando seu nome, ano de nascimento (e morte quando o caso), o por quê dela merecer a fama, seu país de origem, seu legado bem como sua história, suas grandes realizações e frases famosas. Algumas ainda temos ilustrações e curiosidades.


Temos uma diversidade de mulheres. De épocas diversas, de diversas etnias, classes sociais, religião, orientação sexual, escolaridade; algumas que sofreram na pele a violência por serem mulheres, outras que sofreram ainda com o preconceito racial. Ainda temos aquelas que não vivenciaram eventos violentos, porém se compadeceram e lutaram fielmente contra eles.

O mais interessante é que nem todas essas mulheres se consideravam feministas. Aliás, o feminismo se dispõe de várias formas aqui. Algumas são extremistas, outras não, e ressalto: outras tantas nem mesmo se diziam feministas.

A principal característica que nos faz enxergar um senso comum em todas elas, era um único pensamento (a base do feminismo): o da igualdade.

Eu passei a ler mais sobre o movimento muito recentemente, e por isso já conhecia a história de muitas mulheres citadas na obra, principalmente considerando o cenário nacional. Mas mesmo assim, coletei informações inéditas. 

Desconhecia a história da maioria disposta. Foi sensacional conhecer as precursoras, como por exemplo Mary Wollstonecraft que ainda no século XVIII já acreditava na igualdade e lutava pelo direito à educação das mulheres. Obteve conquistas, mas mesmo depois de morrer, foi duramente criticada.

Também temos mulheres que nasceram escravas e conseguiram se libertar. Elas podiam usar sua liberdade para qualquer coisa, mas preferiram lutar pela liberdade de outras, como Sojouner.
"Não sou eu uma mulher? Olhe para mim! Veja o meu braço! Já manejei o arado, já plantei, já guardei a colheita nos celeiros, e nenhum homem conseguia chegar na minha frente! Não sou eu uma mulher? Podia trabalhar tanto quanto um homem, e comer tanto quanto um homem - isso quando eu tinha o que comer -, e suportar as chicotadas também! Não sou eu mulher? Tive treze filhos e vi muitos deles serem vendidos como escravos, e, quando chorei com minha dor de mãe, só Jesus me ouviu e ninguém mais! Não sou eu uma mulher?" - Soujouner
Temos mulheres pioneiras em profissões consideradas, até então, específicas para homens. Como Elizabeth Blackwell, a primeira mulher a se formar em medicina.

Temos ainda as figuras já muito conhecidas, como Frida Kahlo e Simone de Beauvoir.

Mesmo as histórias já conhecidas por mim, me surpreenderam. Por exemplo, a de Rosa Parks. Uma simples costureira que ganhou fama a se negar a ceder seu lugar no ônibus para um branco (na década de 50, no Alabama, o transporte público ainda continha bancos reservados para brancos e negros - sim, um absurdo). E ela foi presa por isso. O que eu não sabia era que Rosa Parks fez muito liderando a luta contra o ódio e o racismo.
"Defenda alguma coisa, senão você sucumbirá a qualquer coisa. O poderoso carvalho de hoje é a noz de ontem que conseguiu resistir." - Rosa Parks
As brasileiras citadas também são de extrema importância na luta dos nossos direitos. Temos uma visão da sua importância na conquista ao voto e a liberdade de expressão, por exemplo. Temos nomes como Clarice Lispector. E não posso deixar de citar nomes importantíssimos que ainda lutam muito em nosso cenário por nossos direitos, como Maria da Penha e Djamila Ribeiro.

As autoras foram fundo, cavucando bibliografias e ao mesmo tempo, acrescentando comentários em cada perfil. Conseguimos sentir a vibração das autoras em cada história. É muito rico, empoderador e muito gostoso em ser lido. 

É um tanto que triste concluir a leitura e chegar à conclusão que o machismo continua inserido de forma constante nos dias de hoje. O mesmo machismo que mulheres do passado enfrentou ao expor o direito à igualdade ainda é enfrentado pelas mulheres de hoje. E é mais triste ainda constatar que o feminismo, mesmo com tanta evolução e conquistas, ainda é tido como um disseminador de ódio. Seu objetivo é completamente convertido. 

Em tempos atuais, a obra é de extrema importância para mostrar a verdadeira face do feminismo, suas conquistas e o quanto ainda é necessário se manter presente. Eu posso resumir como um livro inspirador.
"O feminismo não é, e não deve ser, algo tipo "tamanho único" - hoje em dia há mulheres de todas as religiões, raças, porte físico, etnia, origem e orientação sexual em sintonia com o feminismo, e é assim que deve ser. Para ajudar a realizar mudanças para todas as mulheres, o feminismo precisa ser amplo e inclusivo ao máximo. Precisa alcançar muito além das preocupações das mulheres brancas de classe média, de corpo saudável e cisgênero."
Pra mim, a leitura teve um significado abarretador: o de não deixar a luta de todas essas mulheres ser em vão. É preciso dar continuidade, cada uma a seu modo.
"Você mesma pode definir qual é o seu feminismo."
Por que você deve ler? Nos apegamos a tantas personagens fictícias, que foram "inventadas" para se destacar numa trama "faz de conta". Que tal nos apegarmos a personagens reais, que se destacaram no cenário do mundo real?

Foi um prazer ler o livro, recomendo, e espero por mais publicações do tipo pela editora.

Espero que tenham gostado.

Beijos!


17 comentários:

  1. Biia!
    Nem preciso dizer o qto amei essa resenha né?
    O livro parece ser maravilhoso, eu não entendo mto do assunto mas me interesso demais, espero ter uma oportunidade de conhecer o livro.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore! Obrigada ♥
      E sim, o livro é maravilhoso. Vale a pena conhecer.
      Beijos

      Excluir
  2. Oi, Bianca.

    Bom, acredito que por trás de cada uma dessas mulheres, há uma grande luta e exemplo de força... Que de alguma forma, contribuíram para que as mulheres fossem ganhando cada vez mais espaço perante a sociedade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daiane!
      Sim, todas tem uma grande história de lutas (glórias) e servem de exemplo.
      Beijos

      Excluir
  3. Fiquei curiosa, com vontade de conhecer mais sobre essas mulheres que tanto batalharam para conseguir igualdade. Acho que essas mulheres servem de lição para nós, nunca devemos desistir de nossos ideais, a cada dia a mulher vai conquistando maior espaço no mundo e espero que assim prossiga cada vez mais!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Karina: essas mulheres nos passam verdadeiras lições.
      Leia!!
      Beijos

      Excluir
  4. Quando li a primeira resenha deste livro, já quis muito ler, pois é como você mesma citou, não é propriamente uma resenha, é tipo "leia logo este livro".
    Tive em mãos recentemente o livro Mulheres Extraordinárias, que também traz a vida de muitas mulheres que de certa maneira revolucionaram nossa história, não só pela luta por igualdade, mas principalmente por não se deixarem corromper por um sistema bruto e machista.
    Há muito o que ser feito ainda, muito! Mas devagar, isso vai sendo moldado da forma como sempre teve de ser, igualdade!!
    Vai para a lista de desejados com certeza.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um livrão amore!! Quero muito ler "Mulheres Extraordinárias" também.
      Beijos

      Excluir
  5. Oi Bia.
    Confesso que sou bem leiga no assunto "feminismo", tento defender apenas aquilo que conheço, é claro que a igualdade está no meio disso, então sempre que vejo livros com esse perfil me interesso por eles. É incrível ver a história dessas mulheres, e saber que muitas das coisas que temos hoje partiu delas, e melhor ainda, nos inspirarmos para fazermos ainda mais não é?
    Amei a resenha, amei cada detalhe do livro e pretendo ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Vitória, espero que leia o livro quando tiver oportunidade. É uma leitura e tanto.
      Beijos

      Excluir
  6. Que livro forte! Me chama a atenção a dificuldade que essas mulheres passaram por defender um ideal e que muitas foram esquecidas. É um livro que gostaria de ler e que vai ser um aprendizado para mim e para qualquer outra pessoa. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana! Fico morrendo de felicidade em saber que você quer ler. Espero que leia e que curta tanto quanto eu.
      Beijos

      Excluir
  7. Olá! Só o título do livro já me conquistou, realmente adoro livros que me contem mais sobre personalidades que de alguma maneira, ajudaram ou ajudam, a mudar a história, sendo um livro especifico sobre mulheres é ainda melhor, fiquei bem curiosa para conferir, muito legal que ele possa me ajudar a entender melhor o feminismo e a sua importância.

    ResponderExcluir
  8. Infelizmente sabemos que na realidade ainda existe a tal "diferença" entre homens e mulheres, ou mesmo quando se trata de questões raciais ou de gêneros. Contudo, todas as conquistas nos últimos tempos são mérito dessas e outras mulheres, ainda que anônimas. Cada uma delas passou por situações difíceis e nada foi fácil para que hoje pudessem estampar as páginas desse livro. É uma obra que deveria ser lida por todos nós para entendermos de uma vez por todas que homens e mulheres são diferentes sim, mas não desiguais. Ótima resenha.

    ResponderExcluir
  9. Nossa que livro maravilhoso, cheio de informação sobre mulheres que lutaram e fizeram a diferença na busca por um lugar melhor para as mulheres na sociedade. Também sou feminista, sempre fui, e é exatamente isso que significa: igualdade. Ver esse tipo de livro com certeza nos inspira. Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Olá Bianca,
    Tenho curiosidade de ler esse livro.
    Acho legal a ideia de conhecer mulheres importantes que fizeram a diferença é lutaram pelos direitos das mulheres.
    Precisamos de mais livros como esse.

    ResponderExcluir
  11. Livro interessantíssimo!
    Não conhecia, mas já quero.
    Acho muito importante lermos e lutar mais e mais pelos nossos direitos.
    bjss

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e pelo carinho! <3
Deixe sua opinião sobre o post e também um pouquinho de amor!

© PAUSA PARA PITACOS - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: RENATA MASSA | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo