Menu em imagem

Image Map

26 novembro 2017

{Hora da pipoca!} ~ O iluminado ~

Olár,  pipows!
Turu pom?
Hahaha
Eu espero que sim!

Vamos falar sobre um filme ruim? Vaaaamos, rs!
Dia desses eu vim toda empolgada falar sobre um livro que eu amei, O iluminado, de Stephen King. Eu fiquei pasma com o quão maravilhoso ele foi, e não sei se vocês se lembram, mas cheguei a contar que eu fiquei até com vontade de chorar quando ele terminou. Acredito que a maioria saiba que há um filme baseado nesta obra, por isso, corri para assisti-lo - e eu queria poder "desver" o filme. Sério.



Quando assisti: Dia 22 de novembro de 2017.
Título: O iluminado
Direção: Stanley Kubrick
Data de lançamento: 25 de dezembro de 1980.
Roteiro: Stanley Kubrick, Diane Johnson
Elenco: Jack Nicholson, Shelley Duvall, Danny Lloyd, Scatman Crothers
Avaliação:    
Sinopse: Jack Torrance se torna caseiro de inverno do isolado Hotel Overlook, nas montanhas do Colorado, na esperança de curar seu bloqueio de escritor. Ele se instala com a esposa Wendy e o filho Danny, que é atormentado por premonições. Jack não consegue escrever e as visões de Danny se tornam mais perturbadoras. O escritor descobre os segredos sombrios do hotel e começa a se tornar um maníaco homicida, aterrorizando a sua família.

Acho que eu nunca dei somente uma estrela pra qualquer coisa aqui no blog, e acho que não usei a caveirinha nova, por isso, usei esses ícones que são diferentes do nosso layout, pois só tenho-os salvo em meu computador particular. Eu nem ia botar nada, mas vocês merecem saber que esse filme não merece ("merece" de novo? Desculpa, mas não achei outra palavra!) mais que uma estrela e que ele é horrível, por isso leva também a nossa amiga caveira simpatiquinha. Bem, vamos ao que interessa!

Jack Torrance se candidata para ser o zelador do afastado Hotel Overlook. Ao conseguir o emprego, se muda para o local com sua esposa Wendy e seu filho Danny. Danny é um garotinho especial, um iluminado. Ele é capaz de ver coisas, sentir coisas, prever determinados acontecimentos. Ele sabe que há muita maldade entranhada naquele hotel, e sabe que essa maldade irá fazer algum mal ao seu pai, e consequentemente, a ele e sua mãe.


A premissa é um pouco diferente da premissa do livro, como puderam ver. No livro sabemos que Jack tem problemas com álcool, que perdeu o emprego por conta disso e que são esses fatos que o levam ao Overlook, não seu bloqueio criativo. Ainda no livro entendemos o por que de todo o mal que está naquele local, já o filme deixa tudo no ar, sem nos contar os motivos para que tudo aquilo ali aconteça. Em dado momento mencionam que o antigo zelador acabou ficando louco e assassinou a esposa e suas filhas, mas a justificativa foi o fato de que a solidão, reclusão e isolamento podem levar um homem à loucura. Bem dúbio isso, né? No livro ele tem uma série e tarefas a serem executadas, e tais tarefas é que dão certa liga para alguns dos seus atos e comportamento, o que também não acontece no filme. No longa, ele passa o tempo inteiro escrevendo, e logo que se mudam para o hotel, as mudanças sofridas por ele já começam a aparecer, como a agressividade, por exemplo.


Jack fica não somente agressivo, mas louco. E essa loucura ficou caricata demais, fazendo com que beirasse o ridículo. Até mesmo as expressões faciais ficaram exageradas, deixando a atuação de Nicholson próxima da comédia. E por falar em atuação, as de Shelley Duval e Danny Lloyd também precisam ser comentadas. Duval deixou sua personagem com uma personalidade fraca, submissa, boba. O garotinho que interpreta Danny também não se saiu bem. Ele não conseguiu dar veracidade ao que o moleque vê, não conseguiu captar todo o drama e o horror necessários para que tudo ficasse mais impactante. Eu sinceramente acho que, mesmo tendo um desenvolvimento ruim, se as atuações tivessem sido melhores, provavelmente teria sido mais fácil prestar atenção no terror psicológico ali contido, mas eu só consegui ver o quão ruins aqueles caras eram.



Outra coisa que me incomodou foi o fato de que tudo aconteceu depressa demais, e isso também prejudicou a empatia que precisávamos ter para ficarmos realmente aterrorizados. Mas uma coisa é fato: sentimentos divergentes foram despertados em minha pessoa. Ora eu queria bater na Wendy pra ver se ela ficava esperta, ora eu queria dar um empurrão no Danny pra ver se ele reagia... ora eu queria dar uns tapas no Jack e mandar ele deixar de ser palhaço.



Nem preciso dizer que a trama se perdeu, que a essência foi pro ralo, e que as mudanças feitas foram danadas de infelizes, né? Pois é. Até tentaram ser fiéis, e algumas coisas se aproximaram bastante do que foi narrado no livro, mas quando o filme chegou ao fim e aquele final medíocre foi apresentado, eu queria definitivamente poder "desver" o filme inteiro. Acreditem: não sou o tipo de pessoa que acha que a adaptação tem que ser 100% fiel ao livro, não. Acho que algumas mudanças às vezes até enriquecem o que já conhecemos, e a surpresa proporcionada pode deixar tudo bem agradável, como foi o caso da nova adaptação de IT - A Coisa. Mudaram coisa pra caramba, mas isso não prejudicou em nada a estória, ao contrário do que acontece aqui.


Apesar de todas essas coisas ruins, algumas me agradaram, como por exemplo, a fotografia, iluminação, alguns efeitos e alguns cortes. Mas só.


Eu não sou crítica de cinema e nem entendo nada do assunto, de verdade. Quando eu falo de um filme aqui, falo como uma expectadora que narra o que sentiu assistindo aquilo. Por isso, não levem ao pé da letra tudo o que eu disse caso você seja um fã, ou um entendido, ou ainda um possível expectador da obra. Não funcionou pra mim, mas pode ser que funcione para você. Aliás, conheço muita gente que acha esse filme um clássico, um filmaço. Inclusive ele já foi citado uma série de vezes em algumas listas que eu fiz aqui no blog. Sempre o indiquei falando que todos diziam que era super bom e que eu precisava conferir. Pois bem. Conferi e não gostei nem um pouco. Agora entendo por que Stephen King implica tanto com esse longa.

Minha reação foi mais ou menos essa enquanto eu assistia o filme.
Com direito a essa pseudo-risada incrédula no final.


Bem, o domingo se foi e agora temos uma nova semana pela frente. 
Espero que ela seja leve, breve e cheia de coisas lindas!

Beijos, 

12 comentários:

  1. Puxa, eu considero esse filme um clássico do Kubrick :/
    Vi ele já tem muito tempo,mas com uma sutil diferença: não li o livro ainda. Então por isso, só por isso, talvez eu tenha gostado na época.
    E oh, isso foi há anos. Então, meu ponto crítico era outro.
    Quem sabe eu veja hoje e mude isso. Não sei. Mas para a época, foi muito bom, mesmo neste roteiro corrido e de quebra, trazia Nicholson que era rei.
    Vou acabar revendo só para não me sentir a "diferentona".rs
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. A maioria dos filmes nunca fazem jus aos livros, tem uns que dá muita raiva de assistir. Esse filme em questão do Iluminado não assisti ainda porque queria ler o livro primeiro, agora já não tenho certeza se quero assisitir mesmo...kkk...Mudar uma coisa ou outra na história quando adaptada pro filme é até relevante para que possa fluir, mas mudar totalmente o contexto já não acho legal, gosto dos filmes que explicam os fatos, senão ficamos com cara de paisagem se perguntando o porque daquilo ter acontecido.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Fabi!
    Menina, eu amei o livro, mas ainda não assisti o filme. Depois de sua opinião, entendi por que o King odeia essa versão (se bem que a dele não é das melhores)
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe das promoções em andamento e ganhe prêmios maravilhosos

    ResponderExcluir
  4. Oii Fabi!
    Aaah eu gostei desse filme viu, algumas cenas são meio paradinhas mas msma ssim eu curti mto...
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Fabi, caramba, acho que é a primeira vez na vida que leio uma crítica negativa desse filme e adorei, é bom sempre ler opiniões diferentes. Bem, eu morro de medo e nunca assisti ao filme, mas quem sabe um dia eu leio o livro!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  6. Oi Fabi, tudo bem?

    Assisti este filme se não me engano em 2005 e lembro que gostei muito, tanto que um dos motivos pelos quais quis e muito comprar o livro foi ele. Agora que o tenho pretendo ler, para saber se vou gostar bem do filme ou não. Eu sou dessas haha. É uma pena que o filme não funcionou pra ti, mas se o mestre pega no pé deste longa, você deve ter razão em sua opinião. Xero!!!

    https://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela dica Fabíola! Já li e também assisti O Iluminado e sou fã do conjunto da obra. Sim, ocorreram muitas mudanças na adaptação cinematográfica, mas confesso que ela figura entre os meus filmes favoritos. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Fabi, tudo bom?
    DEUSA TE ABENÇOE, ACHEI ALGUÉM QUE CONCORDA COMIGO! Assisti esse filme uns anos depois de ler o livro, mas a história foi tão aterrorizante lá na narrativa do King que eu tinha tudo 'em mente'. Ai acabou o filme fiquei QUE???
    Apesar da direção ser de um nome tão grande em Hollywood, acho toda a composição bem... nhé. Não impacta, não dá medo - e tirando o Jack, as atuações são bem ruinzinhas. Não convence, sinto muito.
    O Iluminado merecia um remake à altura, nível It - A Coisa. Espero que algum dia façam isso!
    Amei sua resenha!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  9. Amo o filme mas sou mais apaixonada ainda pelo livro principalmente naquela edição maravilhosa em capa dura que a soma de letras relançou

    ResponderExcluir
  10. Olá Fabi ;)
    Como disse na sua resenha, quero muito ler O Iluminado, e já me disseram mesmo que o livro não se compara com o filme. Entendo que uma adaptação não consegue explorar tudo que um livro consegue, pelo tempo pequeno que se tem para narrar a história toda, mas mudar o enredo e transformar ele todo deve ter deixado os fãs bem decepcionados!
    A fotografia do filme parece mesmo ser boa, pelos gifs e vídeos que já vi do filmes, mas que pena que só nisso que acertaram haha
    Bjos

    ResponderExcluir
  11. Oi, Fabi!!
    Nossa nunca senti mais feliz por não ter assistido um filme antes!! E eu queria muito assistir esse filme, mas agora estou bem contente por não ter feito isso!! Vou ficar só com o livro mesmo e esquecer que esse filme existe!!
    Bjoss

    ResponderExcluir
  12. Fabi!
    Respeito muito seu ponto de vista e mesmo sabendo que o enredo do livro é diferente do do filme, porque afinal, é uma adaptação, a única coisa que me incomodou no filme todo foi a passividade da Wendy, porque no livro ela é bem determinada e ativa e no filme ela é totalmente passiva e medrosa, mas de resto gostei muito...
    Que dezembro seja repleto de realizações e o final de semana cheio de luz e paz!
    “Dentre os mais dignos predicados de um homem está o de saber dizer a verdade.” (Renato Kehl)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA dezembro 3 livros + 2 Kits papelaria, 4 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e pelo carinho! <3
Deixe sua opinião sobre o post e também um pouquinho de amor!

© PAUSA PARA PITACOS - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: RENATA MASSA | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo